Arquitetura

Em uma disputa para o cargo de prefeito, um dos candidatos apresentou como plataforma de campanha a implantação de uma linha troncal servida por VLT (Veículo Leve sobre Trilho). O número de passageiros que a linha de ônibus atende atualmente é de cerca de 10 mil passageiros/dia. Os eleitores ficaram divididos e passaram a discutir as vantagens e desvantagens do VLT para a cidade, caso o candidato fosse eleito. Assinale o argumento mais correto dentre as alternativas abaixo, considerando os aspectos técnicos, econômicos e sociais:

  • A.

    O custo da tarifa não está relacionado com a demanda e manutenção do sistema, portanto o VLT é viável para a demanda atual.

  • B.

    Embora o VLT tenha o dobro do custo de implantação de um corredor de ônibus, se justifica sua implantação em qualquer circunstância pelos benefícios que traz ao meio ambiente.

  • C.

    Um corredor de ônibus transporta entre 10 e 20 mil passageiros por hora e sentido e custa a metade de um VLT que transporta entre 15 e 35 mil passageiros por hora e sentido. Como a demanda é baixa, o VLT não se viabiliza pelo custo alto da tarifa e o corredor de ônibus pode ser ainda a alternativa mais viável para o futuro do transporte coletivo da cidade.

  • D.

    Mesmo com a baixa demanda é possível que o sistema por VLT seja viável, pelo conforto e segurança que oferece aos usuários.