Arquitetura

A locação de obras de edifícios consiste em transferir as informações técnicas contidas na escala do projeto para a escala real do terreno. Sobre essa etapa da construção civil é correto afirmar que:

  • A.

    os pontos a serem demarcados para definir o edifício no terreno são feitos pelo referencial previamente definido, onde se consideram duas coordenadas topográficas – uma altimétrica e uma planimétrica – que permitem definir, por exemplo, o eixo central de fundações, paredes, etc.

  • B.

    a implantação de um edifício está sempre referenciada a partir de um ponto conhecido e previamente definido pelo projeto. A partir desse ponto, passa-se a locar no solo a projeção do edifício projetado no papel. Nesse caso, é comum ter-se como referência os pontos referentes ao alinhamento da rua, uma lateral do terreno, um ponto fixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra ou um poste no alinhamento do passeio.

  • C.

    a coordenada planimétrica é dada pela transferência de nível de um ponto de origem a outro que se deseja demarcar, utilizando-se, para isso, um aparelho de nível, régua de referência e trena.

  • D.

    a tabeira ou gabarito, que se utiliza no processo de locação de um edifício, independente das características topográficas do terreno, é montada com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5 x 7,5cm ou 7,5 x 10,0cm, espaçados de 1,5 a 1,80m e distribuídas ao redor da edificação a ser locada a aproximadamente 1,20m do local da construção.

  • E.

    a tabeira, em quaisquer casos, é nivelada ao redor do edifício a ser locado pelo processo de triangulação isométrica e da inserção de cavaletes que permitem demarcar o ponto do eixo central de fundações, paredes, etc.