Arquitetura

Na construção civil, a madeira é uma das matérias-primas que permitem diferentes formas de aplicabilidade, interna ou externa, e usos temporários ou definitivos. Dessa maneira, é correto afirmar que:

  • A.

    a madeira serrada é o produto com menor grau de processamento que incluem o desdobro, o esquadrejamento e o destopo das peças para o emprego na construção civil.

  • B.

    o aproveitamento da madeira na construção civil pesada se deve ao fato de resistir aos impactos de flexão, tração e compressão, beneficiado pelos cortes transversais.

  • C.

    na construção civil leve externa é comum a utilização de madeira serrada e beneficiada na confecção de peças para gabaritar (locar) uma obra, uma vez que inibe a geração de resíduos e abrange peças rígidas.

  • D.

    a construção civil pesada externa e leve interna estrutural utiliza peças de madeira serrada na forma de pontaletes e tábuas, com destinação para usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros para usos definitivos em partes secundárias de estruturas de cobertura.

  • E.

    a construção civil pesada interna engloba peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura.