Sua empresa, situada na cidade do Rio de Janeiro, decidiu iniciar um programa de racionalização do uso de energia. Todas as dependências da empresa são climatizadas artificialmente, tornando necessárias medidas de redução do consumo de eletricidade pelos aparelhos de ar condicionado. A sede da empresa teve sua arquitetura calcada nas de suas congêneres do Primeiro Mundo, apresentando as seguintes características: Prédio em lâmina com direção predominante Leste-Oeste; fachadas Leste e Oeste cegas, com pequenas janelas de sanitários e de áreas de circulação; fachada principal Norte envidraçada (courtain wall) abrindo para uma vista da Cidade, e fachada sul igualmente envidraçada, voltada para área de jardim. Como encarregado da concepção e implementação de medidas de adequação climática do edifício, você recomendaria

  • A.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca.

  • B.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/ pintura das fachadas leste e oeste com cor branca.

  • C.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.

  • D.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/pintura das fachadas leste e oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.

  • E.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Oeste com cor branca. A fachada Leste recebe radiação solar muito menos intensa, podendo receber outro tratamento.