Arquitetura

O signo é composto por sua forma física e por um conceito mental, que corresponde a uma apreensão da realidade externa. Como meios de comunicação visual, os signos visuais podem assumir categorias diferentes de acordo com o seu significado. A respeito das categorias dos signos, assinale a opção correta.

  • A.

    No campo da arte pictórica, o ícone identifica uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. Para a semiologia, é um símbolo gráfico usado para representar um software.

  • B.

    O pictograma representa um objeto ou transmite uma ideia por meio de ilustrações ou desenhos. Os pictogramas foram a base da escrita do mundo antigo, mas, com o desenvolvimento da comunicação visual, perderam seu significado.

  • C.

    Um sinal transmite uma informação percebida por todos da mesma maneira. É constituído a partir de um desenho figurativo, de apreensão rápida, que serve para informar ou identificar locais e serviços.

  • D.

    O símbolo representa um modelo imitativo de um objeto, uma forma, um espaço ou determinada situação, pressupondo, portanto, uma relação direta entre o real e a imagem representada. Os símbolos são compreendidos somente dentro de determinado grupo ou contexto religioso, cultural etc.

  • E.

    O indício tem origem em formas ou situações naturais ou casuais e adquire significado por meio do acúmulo de experiências advindas da ocorrência de situações idênticas.