Arquitetura

Instalação predial de água fria corresponde ao conjunto de canalizações, equipamentos e dispositivos empregados no abastecimento e distribuição de água em edificações. Um projeto adequado de instalação contribui para a redução do consumo de água e energia a valores necessários, suficientes para o bom funcionamento da instalação e satisfação das exigências dos usuários. Em termos de distribuição de água em uma edificação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O sistema de abastecimento hidropneumático, destinado a alimentar a rede de distribuição mediante pressão pneumática, dispensa o uso do reservatório superior. Porém, o alto custo desta instalação o torna recomendável para casos especiais, tais como aliviar a carga estrutural ou liberar espaço na cobertura.

  • B.

    Alimentador predial corresponde a um conjunto de tubulações constituído de barriletes, colunas de distribuição, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinados a levar água aos pontos de utilização.

  • C.

    Coluna de distribuição corresponde à tubulação vertical derivada do barrilete ou colar e destinada a alimentar os sub-ramais.

  • D.

    O diâmetro mínimo dos sub-ramais recomendados para lavatório, bidê e bacia sanitária com válvula de descarga deve ser de 20mm (ou 3/4 “).

  • E.

    Quebrador de vácuo é o dispositivo adaptado a uma peça de utilização para manter constante sua vazão.