Arquitetura

A adaptação da arquitetura ao clima é elemento essencial para a obtenção do conforto térmico dos usuários, a salubridade dos ambientes e para a redução do consumo de energia, bem como das patologias provocadas por movimentações térmicas dos materiais. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ventilação natural dos edifícios ocorre por meio de dois mecanismos: ventilação por ação dos ventos, que promove a movimentação do ar no ambiente; e a ventilação por efeito chaminé, resultante da diferença de densidade do ar interno e externo ao ambiente.

  • B.

    Obtém-se maior eficiência no controle da radiação incidente numa edificação com a instalação de quebrasóis horizontais do lado externo às janelas orientadas para oeste.

  • C.

    Na região subtropical, uma edificação com aberturas zenitais tipo shed, com orientação norte, proporcionará iluminação unilateral difusa e o mínimo de radiação solar incidente.

  • D.

    As telhas de metal, cimento-amianto e barro, largamente utilizadas nas coberturas das edificações brasileiras, oferecem grande proteção à passagem de calor para o interior das construções, devido à baixa condutibilidade térmica desses materiais.

  • E.

    Nos climas quentes e úmidos, a câmara de ar na cobertura não deverá ser ventilada, proporcionado, assim, uma redução aproximada de 80% da quantidade de calor transmitida pela cobertura. Nos climas compostos com estação fria é conveniente que a câmara de ar seja ventilada no inverno.