Arquitetura

A climatização de um edifício proporciona bem-estar e saúde a seus ocupantes e é considerada uma diretriz para a construção sustentável, desde que se baseie em soluções de baixo consumo energético. Para isso, o projeto de arquitetura é a chave e deve incluir recursos que melhorem a circulação de ar e reduzem a carga térmica da casa. Considerando os fatores de conforto térmico e eficiência energética, pode-se afirmar que:

  • A.

    Superdimensionar os equipamentos de climatização em relação aos ambientes é uma boa solução, pois nunca trabalharam forçados para climatizar os ambientes de uma edificação.

  • B.

    Substituir aparelhos de ar condicionado por ventiladores é uma boa solução energética por economia de energia consumida, uma vez que ventiladores consomem menos comparados aos aparelhos de ar condicionado.

  • C.

    Evitar ligar os aparelhos de ar condicionado em horários de picos energéticos oferece ajuda no fornecimento de energia elétrica por parte das concessionárias.

  • D.

    O uso e o emprego simultâneo de sistemas de aparelhos de ar condicionados com ventiladores melhoram as condições de climatização nos interiores dos ambientes das edificações e otimizam por diminuição do consumo de energia elétrica.

  • E.

    Conjugar ventilação natural com um equipamento de ar condicionado eficiente melhora a condição térmica e a eficiência energética de uma edificação.