Arquitetura

A função do telhado é proteger a casa de intempéries, proporcionar conforto termoacústico e dar harmonia à fachada. Quando bem projetado, consegue aliar estética e eficácia, agregando valor ao imóvel construído. Atualmente, quase 80% das moradias no Brasil possuem telhado cerâmico ou de concreto. Por isso, é importante conhecer as diferenças entre esses dois tipos de telhado. Quanto aos aspectos visuais das telhas de concreto, não devem apresentar fissuras na superfície exposta às intempéries, bolhas, esfoliações, desagregações e quebras. As pinturas protetoras ou revestimentos superficiais têm função estética. As telhas de concreto podem ser coloridas, de acordo com as especificações dos fabricantes, podendo apresentar pequenas variações de tonalidade em consequência do processo de produção. De acordo com a realidade das telhas de concreto, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    Com o tempo e com a ação das chuvas ácidas, a superfície exposta das telhas pode sofrer erosão superficial ou desprendimento do agregado. Tais ocorrências são consideradas normais, desde que não comprometam os requisitos ou características exigidas das telhas.

  • B.

    Eventuais fissuras resultantes do método de produção, que podem aparecer na face inferior da telha, bem como riscos e abrasões causados pela embalagem, carga, desgaste e transporte, são aceitáveis, desde que não comprometam as características técnicas das telhas.

  • C.

    As telhas de concreto podem ser fornecidas na cor natural ou coloridas pela adição de pigmentos. Conforme norma técnica, as telhas de concreto podem ser produzidas por composto de argila, cimento, agregados, aditivos e água.

  • D.

    As telhas de concreto são fabricadas em vários formatos e dimensões. Os modelos de telhas de concreto apresentam encaixes precisos que garantem alinhamento na cobertura, além disso, as telhas de concreto possuem grande resistência a impactos.

  • E.

    Apesar de o peso por unidade ser efetivamente maior do que a da maioria das opções cerâmicas, a estrutura de madeira necessária para a sustentação de ambas é praticamente igual.