Arquitetura

A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:

  • A.

    O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.

  • B.

    O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.

  • C.

    O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.

  • D.

    O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.

  • E.

    A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.