Arquitetura

No que diz respeito à promoção do desenvolvimento sustentável em assentamentos urbanos, conforme a Agenda 21, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nos países industrializados, os assentamentos humanos necessitam de mais matéria-prima, energia e desenvolvimento econômico simplesmente para superar seus problemas econômicos e sociais básicos, ao passo que, no mundo em desenvolvimento, os padrões de consumo das cidades representam uma pressão muito séria sobre o ecossistema global.

  • B.

    Como primeiro passo rumo à meta de oferecer habitação adequada a todos, exclusivamente os países em desenvolvimento devem adotar medidas imediatas para oferecer habitação a seus pobres sem teto, ao passo que a comunidade internacional e as instituições financeiras devem empreender ações voltadas para apoiar os esforços de tais países.

  • C.

    Algumas áreas metropolitanas estendem-se para além das fronteiras de diversas entidades políticas e(ou) administrativas (condados e municípios), mesmo obedecendo a um sistema urbano contínuo. A despeito disso, essa heterogeneidade política não funciona como obstáculo à implementação de programas abrangentes de manejo ambiental.

  • D.

    As áreas de programas para a promoção do desenvolvimento sustentável dos assentamentos urbanos incluem: aperfeiçoar o manejo dos assentamentos humanos; promover o planejamento e o manejo sustentáveis do uso da terra; e promover sistemas sustentáveis de energia e transporte nos assentamentos humanos.

  • E.

    Nos países desenvolvidos, a rápida motorização e a insuficiência de investimentos em planejamento de transportes urbanos e manejo e infraestrutura do tráfego estão criando problemas cada vez mais graves em termos de acidentes e danos, saúde, ruído, congestionamento e perda de produtividade. Todos esses problemas têm um grave impacto sobre as populações urbanas, especialmente sobre os grupos de baixa renda e sem rendimentos.