Arquitetura

O processo de planejamento do canteiro de obras é uma etapa fundamental e relevante para a execução de um projeto de arquitetura, de modo que sejam evitados desperdícios de materiais, tempo e dinheiro. Sabendo-se que a correta organização de um canteiro tende a se associar a uma melhor qualidade dos serviços desenvolvidos, são entendidos como alguns dos aspectos essenciais para um bom funcionamento a disponibilidade de água, o oferecimento de espaços adequados e seguros para os trabalhadores, a adequação dos fluxos internos, a existência de corretas instalações elétricas e a colocação de tapumes para proteção e segurança. Em relação ao planejamento dos canteiros de obras, assinale a alternativa correta.

  • A.

    São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) nos estabelecimentos com dez trabalhadores ou mais.

  • B.

    A despeito dos esforços para racionalizar o canteiro de obras e reduzir os índices de acidentes, inexiste norma ou legislação que estabeleça a necessidade de previsão do layout inicial do canteiro.

  • C.

    Instalações móveis ou contêineres não serão aceitos em áreas de vivência de canteiro de obras e frentes de trabalho.

  • D.

    As áreas de vivência em canteiros de obras devem conter, no mínimo, instalações sanitárias, vestiário, local de refeições, sala de televisão e salão de jogos.

  • E.

    Em relação à modernização tecnológica para a execução da edificação no canteiro de obras, recomenda-se a modernização organizacional e gerencial da execução de obras; a elaboração do projeto do canteiro de obras; a racionalização do transporte, do manuseio e do armazenamento de material; a racionalização do uso de equipamentos e ferramentas; a melhoria das condições de trabalho no canteiro; e a racionalização das técnicas de execução da obra.