Arquitetura

De acordo com Elvan Silva (2006), é correto afirmar que o processo projetual na arquitetura é representável por uma progressão, que parte de um ponto inicial — o contexto considerado problemático — e evolui em direção a uma proposta de solução, que pretende ser resolutiva e definidora. As diferentes fases desse processo caracterizam-se por um gradativo decréscimo do teor de incerteza e pelo consequente incremento do grau de definição da proposta. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes, na sequência indicada: levantamento de dados, programa de necessidades, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico, projeto executivo.

  • B.

    O projeto de arquitetura de edificação pode ser definido como a determinação e a representação prévias (desenhos e textos) da configuração arquitetônica de edificação, concebida mediante a coordenação e a orientação geral dos projetos dos elementos da edificação, das instalações prediais, dos componentes construtivos e dos materiais de construção.

  • C.

    O anteprojeto de arquitetura é uma informação de referência a utilizar na fase de estudo preliminar do projeto.

  • D.

    A elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma de suas correspondentes etapas, por informações de referência a utilizar, informações técnicas a produzir e documentos técnicos a apresentar.

  • E.

    Para a etapa de programa de necessidades de arquitetura, são documentos técnicos a apresentar: desenhos (organogramas e esquemas básicos), texto (memorial) e planilhas (relação ambiente/ usuários/atividades/equipamentos/mobiliário, incluindo características, exigências, dimensões e quantidades).