Arquitetura

Vicente Del Rio (1990), no livro Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento, afirma que diversas metodologias de desenho urbano produzem diferentes dimensões de análise da cidade, resultando em compreensões diversas do espaço urbano. As distintas posições conceituais promovem a identificação de diferentes facetas das problemáticas analisadas que, por sua vez, solicitarão ao designer posturas variadas quanto ao desenvolvimento dos caminhos possíveis para a elaboração das propostas de intervenções. Tendo por base o pressuposto a respeito das dimensões morfológicas aplicadas ao desenho urbano, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A dimensão topoceptiva considera as características configurativas dos espaços incidentes na restrição ou na promoção de encontros (encontrabilidade).

  • B.

    A característica configuracional dos espaços para a noção de localização dos indivíduos, em termos de orientação e identificação, denomina-se copresença.

  • C.

    Bioclimatismo ou dimensão bioclimática é aquela que observa as características configuracionais que incidem no conforto físico dos indivíduos, a considerar aspectos de temperatura e umidade (higrotermia), som (acústica), luz (luminosidade) e qualidade do ar.

  • D.

    A observação das características configurativas dos lugares incidentes em sua eficiência para realização de atividades pragmáticas está no âmbito da dimensão econômico-financeira.

  • E.

    Custos de produção (gênese, implantação) e utilização (manutenção, substituição) são observados na dimensão funcional.