Arquitetura

Em relação à mobilidade urbana no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Políticas, ações técnicas e estudos científicos a respeito da mobilidade urbana no Brasil observam prioritariamente os seguintes aspectos: modos de transporte; origens e destinos das viagens; relação entre transporte público e transporte particular; estrutura geométrica de vias; sistemas tarifários e filiação estilística das edificações.

  • B.

    A forma da malha viária das cidades brasileiras não interfere nos deslocamentos urbanos.

  • C.

    O aumento nos congestionamentos nas cidades brasileiras é resultante de alguns fatores, a incluir o processo de crescimento urbano desde finais do século XIX; as elevadas taxas de urbanização no país, especialmente a partir dos anos 40 do século XX; o aumento na frota de veículos e a crescente opção pelo transporte individual em detrimento do público.

  • D.

    Mobilidade urbana é o desenho do conjunto de vias da cidade, entendidas em seu caráter relacional, isto é, conforme a interdependência entre as diversas partes componentes.

  • E.

    A opção por um novo padrão de mobilidade caracterizado pelo aumento no uso do transporte coletivo em oposição à redução no uso do transporte individual (veículo particular) vem se verificando no Brasil, nos últimos anos, o que tem produzido significativo incremento nos congestionamentos urbanos em grandes cidades.