Arquitetura

Segundo o Manual de Conservação Preventiva para Edificações (IPHAN/Programa Monumenta), conservação preventiva é o conjunto de medidas que se devem tomar para prevenir o aparecimento de danos em uma edificação. Entende-se que tais medidas, além de prolongarem a vida útil das edificações, evitam trabalhos, muitas vezes custosos, de restauração. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A conservação preventiva pressupõe uma série de etapas; a primeira delas corresponde ao chamado roteiro de inspeção, que contempla uma rotina de verificação das características de conservação do edifício, de modo a permitir o diagnóstico de problemas e a execução de pequenos reparos.

  • B.

    Os agentes de natureza biológica que precisam ser observados nas ações de conservação preventiva podem ser divididos em três grandes grupos: vegetais, animais e minerais.

  • C.

    No Brasil, a conservação preventiva é uma rotina usual em imóveis de interesse para o patrimônio, tendo em vista que as técnicas recomendadas são de conhecimento da maioria da população, especialmente a que se utiliza desses imóveis.

  • D.

    Rotinas de inspeção, diagnóstico de problemas, obra de restauro em todo o edifício, procedimentos de limpeza e execução de pequenos reparos são etapas de conservação preventiva, nesta ordem.

  • E.

    São algumas das recomendações para a conservação preventiva, de modo a garantir a longevidade de um imóvel: utilizar o desvão do telhado como depósito para móveis e materiais de construção, melhor aproveitando os espaços; descartar sobras de telhas, evitando acúmulo de materiais desnecessários; e manter condições de acesso para inspeção do forro e da cobertura.