Arquitetura

O Passeio Público do Rio de Janeiro é considerado o mais antigo jardim público brasileiro. Segundo ROBBA e MACEDO (2003), sua construção “foi motivada pelas novas idéias que estavam surgindo na Europa, voltadas para o usufruto dos espaços ao ar livre, principalmente por parte da burguesia mercantil européia em ascensão, que necessitava de um espaço – extraterritorial – dentro da cidade, onde pudesse exibir sua riqueza e poder, diferente do espaço destinado às demonstrações de poder da nobreza, como as places royales francesas e as plazas mayores espanholas”. A respeito do Passeio Público carioca, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O projeto original, datado do final do século XVIII, foi elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou.

  • B.

    Na segunda metade do século XIX, o Passeio Público foi submetido a uma reforma de autoria de Valentim da Fonseca e Silva (Mestre Valentim).

  • C.

    O desenho original de Glaziou foi caracterizado pela regularidade e ortogonalidade dos caminhos, posteriormente substituída pelo traçado sinuoso do Mestre Valentim.

  • D.

    Devido à configuração resultante da reforma do século XIX, é considerado o primeiro jardim romântico brasileiro, caracterizado pela presença de elementos escultóricos e pitorescos, a incluir um lago de linhas sinuosas.

  • E.

    Foi totalmente reformado nos anos 50 do século XX pelo paisagista Roberto Burle Marx, o que lhe conferiu a atual aparência moderna.