Arquitetura

Nos últimos anos, o número de escritórios de arquitetura que adotaram os programas de computador baseados na nova tecnologia BIM em detrimento dos usuais programas de CAD no processo projetual tem crescido de forma constante.

Sobre as tecnologias BIM e CAD, é correto afirmar:

  • A.

    A sigla “BIM” significa “Building Informal Modeller” e a sigla “CAD” significa “Computer Architectural Design”.

  • B.

    A plataforma CAD possui a vantagem de facilitar a integração entre projetos como, por exemplo, a verificação automática de interferências entre uma rede hidráulica e a estrutura da edificação.

  • C.

    Caso dois escritórios técnicos de especialidades distintas precisem trabalhar de maneira colaborativa num mesmo projeto, devem optar pela plataforma CAD, já que esta é a única que possui recursos de coordenação da informação e compatibilização automática.

  • D.

    A plataforma BIM se caracteriza pela junção entre a modelagem paramétrica do projeto e um banco de dados com informações sobre os elementos constituintes da edificação.

  • E.

    O BIM agiliza e facilita a produção dos documentos técnicos de um projeto. No entanto, o CAD apresenta maior facilidade na modificação ou correção de projetos já em fase de obra, principalmente quando se trata de projetos de grande porte e complexos.