Arquitetura

O conhecimento dos fatores climáticos do local de um projeto é fundamental para o posicionamento dos ambientes, especificação dos materiais construtivos, dimensionamento dos elementos de vedação, objetivando a manutenção do interior da edificação na zona de conforto bioclimático e minimização do consumo energético.

Considerando o exposto e analisando a planta ilustrada acima de uma edificação num terreno amplo e sem vizinhos, situada em Santa Catarina, orientada como indicado pelo símbolo do Norte, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Se a planta baixa em questão pertencer a uma residência, o melhor ambiente para um dormitório é o de no 2.

  • B.

    Para os ambientes nos 1 e 3, é altamente aconselhável a utilização de brises, de preferência horizontais aos verticais, defronte às janelas.

  • C.

    Sugere-se a plantação de árvores caducas próximas às janelas dos ambientes nos 4 e 5 como forma de reduzir a entrada de luz do sol no verão e permitir a incidência solar direta pelas janelas no inverno.

  • D.

    Por esta edificação estar situada num estado de clima temperado úmido, a utilização de uma parede de trombe para a face sul dos ambientes nos 3, 4 e 5 é muito útil para arrefecer os ambientes durante os meses de inverno.

  • E.

    O dia de maior incidência solar na face norte da edificação será no solstício de verão. Assim, deve-se aumentar a largura do beiral sobre essa face de modo a ampliar a área de sombreamento.