Arquitetura

Em relação ao processo de locação de obras é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    No projeto de implantação, o edifício sempre está referenciado a partir de um ponto conhecido e previamente definido. A partir deste ponto, passa-se a posicionar (locar) no solo a projeção do edifício desenhado no papel. São exemplos de pontos de referencia: o alinhamento da rua, um poste no alinhamento do passeio, um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra ou uma lateral do terreno.

  • B.

    Nos casos em que o movimento de terra não tenha sido feito, deve-se iniciar a locação pelos elementos da fundação, tais como: as estacas, os tubulões, as sapatas isoladas ou corridas, entre outros.

  • C.

    A demarcação dos pontos que irão definir o edifício no terreno é feita a partir do referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica, as quais possibilitam definir o centro ou eixo central do elemento que se vai demarcar (fundação, parede, etc.).

  • D.

    Os elementos são comumente demarcados pelo eixo, definindo-se posteriormente as faces, nos casos em que seja necessário, como ocorre, por exemplo, com as sapatas corridas, baldrames e alvenarias.