Arquitetura

Acerca de noções básicas de prevenção contra incêndio e de saídas de emergência, assinale a opção correta.

  • A.

    Na extremidade de uma instalação com sprinkler existe uma ampola que contém líquido altamente expansível e sensível ao calor, que se rompe e libera a água como se fosse um chuveiro.

  • B.

    Suponha que uma edificação, em que a propagação do fogo seja difícil (tipo Z de acordo com a NBR n.º 9.077/2001), apresente sprinklers instalados, em média de uma pessoa por 15 m² de área e mais de uma saída de emergência. Nessas condições, a distância entre as saídas de emergência deverá ser de, no máximo, 45 m.

  • C.

    Uma escada enclausurada protegida (EP) é aquela cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo dotada de portas resistentes a incêndio, cujo acesso é feito por antecâmara sem ventilação, de modo a evitar a propagação do fogo em caso de incêndio.

  • D.

    Em um projeto de instalações hidráulicas, o dimensionamento do volume de um reservatório superior de água deve prever que a saída para consumo seja localizada a um terço da altura do reservatório e a saída exclusiva para reserva de incêndio, seja instalada no fundo do reservatório.

  • E.

    Em um edifício, deve haver pelo menos uma caixa de incêndio a trinta metros de cada pavimento.