Arquitetura

O emprego da madeira na construção civil pode ter compromisso com a sustentabilidade ambiental, desde que sua extração considere a preservação da biodiversidade, das espécies raras de crescimento lento e seja realizado a partir de madeiras nativas de origem legal. Sobre o uso sustentável da madeira na construção civil, é correto afirmar que

  • A.

    optar pelo uso da madeira na construção civil colabora para limitar o consumo da principal fonte de energia utilizada no mundo, o petróleo, matéria orgânica retida na terra sob a forma de compostos de carbono.

  • B.

    escolher uma árvore madura, próxima do declínio, para a utilização na construção civil, possibilita manter por mais tempo o carbono aprisionado em seu interior, evitando que seja devolvido à atmosfera ao ser queimado ou ao se decompor naturalmente.

  • C.

    praticar o manejo da madeira pressupõe a exploração e corte em intervalos cada vez mais curtos, como forma de valorização e de aproveitamento racional dos recursos florestais.

  • D.

    comparar o uso da madeira com o do cimento, da areia, do aço e da pedra permite reconhecer que, apesar de exigir pouca energia para a sua produção e transformação, não é renovável.

  • E.

    reduzir o impacto ambiental através do controle do desperdício, da exploração legal e não predatória, do uso racional dos componentes da construção, pode ser considerada uma visão preservacionista romântica.