Arquitetura

A vida útil das tubulações depende de um conjunto de fatores tais como a natureza do material dos tubos e conexões; tipo de junta; natureza e temperatura do líquido e condições de exposição das tubulações, isto é, se a instalação é aparente, com e sem incidência de radiação solar e se é embutida em alvenaria.

É correto afirmar que

  • A.

    são características apresentadas pelos tubos plásticos: elevada resistência à corrosão ou oxidação, baixa condutividade térmica e elétrica, baixa resistência ao calor; baixa resistência mecânica; elevada dilatação térmica unitária; facilidade de manuseio; pouca acumulação de detritos; menor custo de aquisição.

  • B.

    são características apresentadas pela tubulação metálica: alta resistência à pressão interna, ao calor e aos efeitos de fadiga mecânica e térmica; alta flexibilidade e elasticidade; elevada condutividade térmica; baixa transmissão acústica; maior custo de aquisição.

  • C.

    a substituição das tubulações de uma edificação é mais difícil nos trechos embutidos em alvenaria e dentro de canaletas e rebaixos de pisos. Essa situação, no entanto, é alterada nos edifícios que apresentam lajes rebaixadas, solução construtiva apropriada para acessar às tubulações.

  • D.

    situações favoráveis ao reparo ou substituição, pela maior facilidade de acesso e consequente diminuição de tempo e recursos gastos, são aquelas em que as tubulações verticais estão alojadas em shafts e as horizontais (em boa parte) localizadas internamente aos forros falsos.

  • E.

    a tubulação de PVC tem sido largamente utilizada em instalações prediais de esgoto sanitário, nas redes de coleta de águas pluviais, na distribuição predial de água potável, na condução de água quente, embora os tubos PVC e PPR sejam mais recomendados pela maior flexibilidade que apresentam.