Arquitetura

Segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (2009), na construção civil no Brasil ainda prevalece um sistema de produção denominado autogestionário, que se caracteriza pela utilização de métodos e técnicas tradicionais. Nesse sentido, é correto afirmar que a

  • A.

    contratação de serviços de profissionais que acumulam múltiplas funções (pedreiro, encarregado, encanador, eletricista, etc.) colabora, a custo reduzido, para a formação de mão de obra especializada.

  • B.

    manutenção de um menor padrão tecnológico na construção civil evita a necessidade de contratação de pessoal especializado (mão de obra com baixa qualificação).

  • C.

    auto-aprendizagem, que tem no canteiro de obras o local para o conhecimento de outras áreas de atuação profissional, afere bons resultados em relação ao aperfeiçoamento da mão de obra.

  • D.

    utilização de métodos e técnicas tradicionais é compensada pelo incremento constante de sistemas de planejamento do trabalho que incidem na diminuição de desperdício de materiais.

  • E.

    falta de investimentos das empresas em técnicas de pré-fabricação, modulação, gerenciamento e implantação de sistemas e ferramentas de TI colabora com a permanência de trabalhadores menos qualificados.