Arquitetura

As instalações hidráulicas devem ser projetadas de modo a permitir fácil acesso para eventual execução de reparos, independente de serem embutidas ou aparentes, e não podem interferir nas condições de estabilidade das construções. É correto afirmar que

  • A.

    as tubulações devem ficar solidárias à estrutura da edificação, impedindo-se folgas ao redor do tubo nas travessias de estruturas ou de paredes, de modo a evitar danos na ocorrência de eventuais recalques.

  • B.

    nas instalações aparentes, horizontais e verticais, os tubos devem ser fixados com braçadeiras de superfícies internas largas e rugosas, de modo a garantir maior segurança à fixação nos pontos de contato entre tubulação e braçadeira.

  • C.

    na solução de dutos verticais ou shafts para a descida livre de prumadas, as tubulações recobertas neles instaladas devem ser fixadas por meio de anéis ou braçadeiras que permitam a movimentação e facilitem a manutenção.

  • D.

    uma solução, para evitar a passagem das prumadas em elementos estruturais, consiste em prever, na etapa de elaboração do projeto, uma ”parede hidráulica” com espessura adequada sob o vigamento, em cada compartimento sanitário.

  • E.

    os shafts visitáveis têm, como grande vantagem, a ausência de quebras no momento de realizar qualquer serviço e/ou manutenção, embora apresentem a desvantagem da carenagem ficar em contato com ambiente úmido.