Arquitetura

Sobre o que se convenciona chamar de A Cidade Contemporânea, leia as afirmativas abaixo:

I. Na Cidade Contemporânea tem-se o Espaço Urbano como subproduto de inúmeras variáveis, na maioria das vezes não percebidas, tanto técnicas quanto humanas, tanto ambientais como políticas.

II. O conceito urbanístico contemporâneo absorveu parte da herança moderna + herança pós-moderna, além da Introdução de novos princípios e preocupações. Dentre estes novos princípios, pode-se destacar a retomada de um sentido integrado na abordagem das funções, exigindo uma macro-estruturação do território e uma distribuição geral das ocupações, uma preocupação constante com os sistemas de ligação interna e externa, além de uma diversidade e grande interação das funções urbanas. Apesar das renovações constantes, há sempre uma grande consideração com o patrimônio urbano existente.

III. O Urbanismo contemporâneo se baseia profundamente em conceitos de sustentabilidade urbana como o ambiente físico, o ambiente social e os princípios de infra-estrutura sustentável, em completa sintonia com as 3 ecologias de Félix Guatari: a ecologia física, a ecologia social e a ecologia mental.

IV. A priorização dos deslocamentos urbanos de pedestres e através de modais não motorizados é perfeitamente identificável nas políticas públicas dos países em desenvolvimento, bem como a adoção de conceitos arrojados de acessibilidade urbana, transporte alternativo e ecologia urbana. Este conceito de sustentabilidade é perfeitamente visível na imagem das grandes cidades brasileiras, por exemplo.

Marque a opção CORRETA:

  • A.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.

  • C.

    Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas as alternativas I e III e IV estão corretas.