Arquitetura

Sobre os conceitos do Geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan sobre percepção, meio-ambiente e relações humanas, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Tuan estabelece uma relação e uma diferenciação entre Espaço e Lugar. Nesse sentido e segundo seus preceitos, pode-se afirmar que um lugar é somente uma “posição” geográfica materializada, enquanto espaço seria um lugar dotado de conotações e subjetividade que o tornam único.

  • B.

    Os conceitos desenvolvidos por este autor não se aplicam dentro de uma análise urbana técnica e pouco contribuem para o entendimento das relações humanas observadas e desenvolvidas num determinado lugar.

  • C.

    O conceito do autor sobre Topofilia se refere ao sentimento de aversão que se sente instintivamente em relação a um determinado lugar, enquanto que, de maneira contrária, Topofobia se refere ao acolhimento, sensação de bem-estar e afinidade que se sente intuitivamente por certos lugares;

  • D.

    Tuan afirma que todos os Lugares transcendem sua condição espacial estéril para conter as particularidades, individualidades e toda a subjetividade para uma determinada pessoa. Este ser se vê ligado profundamente às experiências de vida, positivas e negativas, relacionadas com este ou aquele determinado Lugar que, em última análise, pode não significar absolutamente nada para todo o resto da humanidade.