Arquitetura

Considerando o conforto bioclimático das habitações, leia atentamente as afirmativas abaixo e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) Nas regiões tropicais não há necessidade de realizarmos grandes aberturas para entrada de luz natural ou para conversão em calor da radiação solar introduzida. Grandes aberturas, geralmente fechadas com painéis de vidro, são mais adequadas para regiões temperadas.

( ) A permeabilidade dos edifícios localizados em regiões de clima tropical úmido não necessariamente garantem a ventilação interna, no sentido de beneficiar o conforto térmico das pessoas.

( ) Seguindo os princípios da Arquitetura Bioclimática, são estratégias de projeto para conseguirmos um um bom nível de conforto em clima tropical úmido: Controlar os ganhos de calor, dissipar energia térmica do exterior dos edifícios, preservar a umidade excessiva sem gerar movimentação significativa de ar, promover o uso da iluminação natural e controlar o ruído.

( ) Para aumentar a dissipação de energia do espaço habitado deve-se: promover maiores níveis de ventilação quando a temparatura externa for menor que interna, combinar a possível ventilação noturna com inércia térmica, transferir o calor para zonas com temperaturas menores que a do ambiente habitado.

Marque a opção CORRETA:

  • A.

    V, F, F, V.

  • B.

    V, F, V, V.

  • C.

    V, V, V, F.

  • D.

    F, F, F, V.