Arquitetura

Leia atentamente as questões abaixo sobre Concreto Armado.

I. O Concreto nada mais é do que uma tentativa de fazer uma pedra artificial com a enorme vantagem de apresentar a forma, dimensões e resistência desejada. Ele é uma mistura de pedra, geralmente com dois tamanhos diferentes, areia, cimento e água, que depois serão enformadas e escoradas no local definitivo.

II. Depois de lançado nas fôrmas, o concreto ficará plástico ainda por algumas horas e deverá ser acomodado por vibradores mecânicos ou manuais, para expulsar o ar que ficou preso na mistura, caso este ar não seja expulso, ele gerará vazios que diminuirão significamente a resistência à tração do concreto.

III. Após o endurecimento inicial da mistura deve-se realizar a operação chamada de cura do concreto, que consiste em borrifar ou manter úmida a superfície exposta do concreto. Esta operação melhora muito a resistência à compressão do produto final, que, em última análise, é o melhor parâmetro de análise da qualidade do concreto.

IV. Uma das mais importantes características do concreto é a sua resistência à compressão. Normalmente o concreto costuma ter as sseguintes resistências à compressão (classes (fck) do concreto): 150 Kgf/cm2 (15 MPa), que é a resistência mínima aceitável para o concreto, mas que hoje só pode ser usada em fundações; 200 Kgf/cm2 (20 MPa), que a resistência mínima estrutural do concreto; 500 Kgf/cm2 (50 MPa), que é a resistência do concreto denominado CAD, Concreto de Alto Desempenho. Apesar de ser uma pedra artificial ,estas resistências o igualam em resistência à compressão às pedras naturais.

Da leitura das afirmativas acima, pode-se inferir que

  • A.

    As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas;

  • C.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.