Arquitetura

Leias as afirmativas abaixo sobre Estruturas e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( ) O triângulo não é uma forma naturalmente rígida, exigindo reforços nos nós formados pelos encontros das barras. Desta maneira, a treliça, sistema estrutural formado por uma série de triângulos, resulta em uma estrutura pouco resistente, não muito rígida e por consequência, pouco econômica. Numa treliça formada por triângulos, para a forma ser rígida, é imprescindível o enrijecimento do nó, o que exige mais material, tornando a estrutura mais pesada e mais cara.

( ) Contraventamento é um elemento ou conjunto de elementos que se agrega ao sistema estrutural principal com a função de absorver os esforços provocados pelas cargas de vento fora do plano da estrutura principal. A idéia é não permitir que as cargas de vento sejam transmitidas através do contraventamento até as fundações.

( ) As VIGAS são sistemas estruturais que desenvolvem predominantemente esforções de tração e compressão. Sua forma mais econômica e suas dimensões podem ser avaliadas a partir dos gráficos de momento fletor, cuja configuração independe da posição e quantidade de apoios.

( ) O ARCO, um elemento estrutural apropriado para vencer grandes vãos, exatamente como as vigas, é projetado para desenvolver esforços de flexão. Para garantir o predomínio dos esforços de flexão, é necessário que a forma do arco seja compatível com a configuração do carregamento.

Marque a opção CORRETA:

  • A.

    V, V, V, V.

  • B.

    F, F, F, F.

  • C.

    F, F, F, V.

  • D.

    V, V, V, F.