Arquitetura

Rem Koolhas, fundador do OMA (Office for Metropolitan Architecture), um dos arquitetos contemporâneos cujo trabalho profissional e teórico exerce importante influência na prática e no pensamento arquitetônico dos últimos anos, é o autor da seguinte sentença:

“Em um edifício que ultrapassa um certo tamanho, a escala torna-se tão grandiosa e a distância entre o centro e o perímetro, ou núcleo e pele, torna-se tão imensa, que não se pode mais esperar que o exterior revele com precisão o interior.”

Considerando os conceitos fundamentais sobre arquitetura contidos nesta reflexão, constata-se:

I. Apesar da sugestão de novas possibilidades estéticas, mantém-se a disciplinada obediência ao “princípio da utilidade” e a regras simples do funcionalismo.

II. Rompe-se a relação humanista entre exterior e interior baseada na expectativa de que o exterior fará revelações e esclarecimentos sobre o interior.

III. Exterior e interior tornam-se projetos completamente autônomos e separados, a serem desenvolvidos independentemente, sem conexão aparente.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

É correto o que consta apenas em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.