Com base nos aspectos concernentes à definição do que se chama “ambiência urbana”, Mascaró (1996, p. 11) analisa uma série de inter-relações entre vegetação e microclima, no intuito de “aprofundar o conhecimento dos aspectos ambientais desse amplo campo que é o desenho urbano”. Acerca das inter-relações entre vegetação e a configuração de microclimas urbanos, assinale a afirmativa correta.
  • A. Árvores isoladas são bem mais eficazes que grupamentos arbóreos no controle da radiação solar, aumento da umidade do ar e redução da variação da temperatura do ar.
  • B. Pela caracterização de microclimas urbanos, a vegetação auxilia na amenização do calor intenso nos espaços urbanos e nas edificações adjacentes, embora não possa atenuar condições extremas de frio.
  • C. Recintos urbanos arborizados com espécies de grande porte sofrem mais os efeitos indesejáveis do clima, em regiões tropicais, do que os que utilizam espécies de pequeno porte, que produzem microclimas mais amenos.
  • D. A incidência do vento, numa velocidade superior a 1,5 m/s, sob a arborização, reduz as diferenças de temperatura e umidade relativa do ar entre as áreas sombreadas e ensolaradas, sendo mais significativa em relação à umidade que à temperatura do ar.
  • E. A composição de grupamentos arbóreos constituídos por espécies de diferentes portes contribui para o aumento da temperatura do ar; as várias camadas de copa reduzem a absorção da radiação solar e a estratificação da temperatura do ar sob a vegetação.