A Carta de Washington, carta internacional para salvaguarda das cidades históricas, elaborada pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) , em 1986, “define os princípios e os objetivos, os métodos e os instrumentos de ação apropriados a salvaguardar a qualidade das cidades históricas, a favorecer a harmonia da vida individual e social e perpetuar o conjunto de bens que, mesmo modestos, constituem a memória da humanidade”. A respeito da Carta de Washington (ICOMOS, 1986), marque a alternativa correta.
  • A. A melhoria do habitat não integra os objetivos da salvaguarda. Deve ser, no entanto, contemplada pelos demais instrumentos da política urbana do município.
  • B. Os valores a preservar são o caráter histórico da cidade e o conjunto de elementos materiais e espirituais que expressam sua imagem. Ameaças a esses valores, no entanto, não comprometem a autenticidade da cidade histórica.
  • C. Para ser eficaz, a salvaguarda das cidades e bairros históricos deve ser parte integrante de uma política coerente de desenvolvimento econômico e social, e ser considerada no planejamento físico-territorial e nos planos urbanos em todos os seus níveis.
  • D. O êxito da salvaguarda das cidades e bairros históricos depende exclusivamente de um corpo técnico e atuação profissional competente. A abertura à participação dos habitantes da cidade pode prejudicar o processo de salvaguarda, por dificultar a definição de metas e objetivos específicos.
  • E. Com vistas à salvaguarda da vocação e da estrutura, novas funções são consideradas inadmissíveis para as cidades históricas. Neste sentido, instalações de redes de infraestrutura e equipamentos dos serviços públicos necessários à vida contemporânea só serão permitidos fora das áreas salvaguardadas da cidade histórica.