Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

A sociedade industrial é urbana. A cidade é o seu horizonte. Ela produz as metrópoles, conurbações, cidades industriais, grandes conjuntos habitacionais. No entanto, fracassa na ordenação desses locais. A sociedade industrial tem especialistas em planejamento urbano. No entanto, as criações do urbanismo são, em toda parte, assim que aparecem, contestadas, questionadas.

(O urbanismo, Perspectiva. Choay, p.1.)

I. O alto grau de interferências de considerações políticas, sociais, estéticas e financeiras contribuem para o engessamento do planejamento de ordenação das cidades.

II. Quando os urbanistas tentam encontrar um plano suscetível de mostrar o esqueleto de uma cidade (as autopistas e passeios são geralmente empregados com esse fim), equivocam-se. A estrutura de uma cidade funda-se em uma mistura de funções e nunca nos aproximamos mais de seus segredos estruturais do que quando nos ocupamos das condições que geram sua diversidade.

III. Na tentativa de sistematizar uma ordenação, o conteúdo das imagens da cidade podem ser classificados em três tipos de elementos, de acordo com Kevin Lynch: caminhos, bairros e pontos de referência.

IV. Os espaços públicos de uma cidade têm se modificado ao longo do tempo por questões de segurança e tecnologias. A antiga praça aberta cede espaço à disseminação dos shoppings com suas praças de alimentação e espaços amplos de circulação, assim como, a tecnologia das redes sociais oferece um novo espaço de trocas e convívio virtual numa grande praça eletrônica.

A sequência correta é:
  • A. Apenas a assertiva IV está correta.
  • B. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I, II, e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I e IV estão corretas.