Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Barroco: estilo artístico vigente, principalmente no século XVII na Europa; no Brasil, se estende até princípios do século XIX. Na arquitetura e escultura sacra, teve como expoente máximo Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730‐1814). Estilisticamente está associado às formas dinâmicas, dramaticidade de expressões, colorido e ornamentação intensa.

( ) Neoclássico: estilo artístico do fim do século XVIII e início do século XIX, também denominado Jesuítico ou Proto‐ Barroco.

( ) Maneirismo: período artístico do fim do século XVIII e início do século XIX, caracterizado pela volta do frontispício retangular e as linhas mais rígidas e pesadas, estático e acromático. Muitas fachadas de igrejas e construções civis foram reformadas seguindo as influências trazidas pela chegada da família imperial ao Brasil, como, por exemplo, a substituição do beiral por platibanda, a retirada de treliças, rótulas e muxarabis, generalizando‐se o uso das vidraças e de grades de ferro nos guarda‐corpos das sacadas.

( ) Rococó: estilo ornamental caracterizado pelo uso acentuado de curvas, formas assimétricas, delicadeza dos elementos decorativos, como conchas estilizadas (rocaille), folhagens, laços e outros. No Brasil, se estende até o neoclassicismo, século XIX.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, V, V, F.