Atualmente, são utilizadas publicações de auxílio ao desenho e ao projeto arquitetônico com tutoriais e cópias de softwares para uso restrito (versão demo), comumente conhecidas como CAD (computer-aided design), essas ferramentas têm grande utilidade na tarefa diária do arquiteto. É possível, por meio de um único arquivo gerado utilizando uma dessas ferramentas, criar e reproduzir projeções horizontais e verticais do modelo geométrico tridimensional, assim como fazer a experimentação de cores e texturas dos materiais.

Tendo como referência inicial essas informações e quanto ao emprego da informática na arquitetura, assinale a opção incorreta.

  • A. A simulação computacional de um edifício possibilita inúmeras pré-visualizações que permitem ao arquiteto avaliar previamente como será o comportamento ambiental e estrutural da obra, além de fazer animações nos percursos internos ou externos do edifício.
  • B. Para realizar a modelagem tridimensional de um edifício, o arquiteto necessita de ferramentas CAD específicas, especialmente desenvolvidas para o fluxograma de trabalho do projeto arquitetônico, mas também é possível o uso de ferramentas CAD tridimensionais genéricas.
  • C. Criadas para dar suporte ao arquiteto na concepção do conteúdo, ainda é muito comum o uso de ferramentas CAD como se fossem apenas pranchetas eletrônicas. A aplicação dessas diferencia-se apenas pelo suporte digital, obtendo vantagens na velocidade, na edição dos desenhos, na facilidade de reprodução e na funcionalidade das bibliotecas devido a facilidades na organização dos arquivos.
  • D. Apesar de se tornarem populares somente no final da década de 1980, as ferramentas computacionais de auxílio ao desenho e ao projeto arquitetônico foram precedidas por estudos de métodos matemáticos e gráficos para representar espaços, racionalizando o processo de criação dos projetos arquitetônicos.
  • E. A interface gráfica é a forma pela qual as ferramentas CAD viabilizam a realização de cálculos pelos computadores. Essa interface permite dialogar com o usuário, demandar dados, ordenar tarefas, inserir e corrigir parâmetros, além de gerenciar a comunicação entre o hardware e o software.