O arquiteto dispõe, atualmente, de ferramentas de auxílio ao desenho e ao projeto de arquitetura que oferecem facilidades para o desenvolvimento da concepção e da documentação necessária para a execução da obra. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.
  • A. Em geral, as ferramentas CAD especializadas na elaboração do partido, nas fases iniciais, não são aplicáveis nas fases posteriores, por exemplo, na fase da documentação. O sketchup é muito utilizado para elaboração de modelos 3D e uma das ferramenta CAD que pode atender a todas as etapas de elaboração do projeto arquitetônico é o AutoCAD.
  • B. A maioria das ferramentas CAD tridimensionais oferece facilidades para avaliar a trajetória aparente do sol, projetando as sombras no interior ou exterior do edifício a ser projetado. Algumas dessas ferramentas permitem que se visualize o interior do edifício em vistas aéreas, eliminando a cobertura da visão do usuário, mas sem desconsiderá-la em seus cálculos de projeção sombras.
  • C. A maioria das ferramentas CAD tridimensionais oferece facilidades de criação de projeções horizontais e verticais (plantas e cortes), atualizando automaticamente os desenhos em projeção quando se faz qualquer alteração na geometria do modelo 3D.
  • D. Uma técnica muito utilizada pelos arquitetos é a exportação de vistas bidimensionais do edifício criadas tridimensionalmente, como imagem raster (matricial), que serão elaboradas, posteriormente, em ferramentas de apresentação, tais como o Ilustrator, Gimp, PhotoShop ou CorelDraw.
  • E. A criação de modelos tridimensionais de terrenos, onde o futuro edifício será implantado, é umas das tarefas mais complexas, pois a maioria das ferramentas CAD não oferece suporte direto e automático para isso.