Considere as seguintes afirmações verdadeiras relacionadas à programação visual.

I O ensino acadêmico da programação visual com base científica inicia-se em 1919, na Bauhaus, Alemanha, um marco nas origens do design. No Brasil, a escola pioneira a oferecer habilitação superior foi a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), em 1962, no Rio de Janeiro.

II Comunicação visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como os signos, as imagens, os desenhos, os gráficos, ou seja, tudo o que pode ser visto.

III O design gráfico não pode ser considerado como arte por várias razões, entre elas, porque toda arte tem uma autoria, e o design gráfico trabalha em conjunto com outras disciplinas, ou seja, os designers não têm, por definição, estilos individuais.

A partir dessas afirmações, assinale a opção correta.

  • A. termo cave canem, que em latim quer dizer cuidado com o cão, é um aviso com a imagem de um cão, normalmente exposto na entrada de algumas residências da Roma antiga. Esse aviso não é considerado programação visual, pois é anterior à Bauhaus e à ESDI.
  • B. Design visual, comunicação visual e programação visual são atividades-meio para o arquiteto.
  • C. Signos, imagens, desenhos e gráficos sozinhos não bastam: a existência de texto — um nome, por exemplo — ainda é insubstituível para a informação.
  • D. A fachada do Palácio da Assembleia de Chandigarh, na Índia, projetado por Le Corbusier, em 1957, tem sua comunicação visual garantida pela linguagem chamada pelos teóricos de brutalista.
  • E. Uma pintura de Mondrian, minimalista por ser composta somente de algumas linhas ortogonais e as 3 cores básicas, é um exemplo clássico de um design visual puro.