O conforto térmico das edificações tem sido muito debatido nos últimos anos, principalmente por conta do aquecimento climático e dos gastos energéticos dispendidos para atenuar seus efeitos no interior dos ambientes.

O conhecimento dos fenômenos relativos ao conforto térmico e das formas arquitetônicas que o influenciam torna-se cada vez mais importante. Sobre este assunto, é correto afirmar:

1. Se o balanço de todas as trocas de calor a que está submetido o corpo for nulo e a temperatura da pele e suor estiverem dentro de certos limites, pode-se dizer que o homem sente conforto térmico.

2. Além das variáveis ambientais, a atividade física e a vestimenta também interagem na sensação de conforto térmico do homem.

3. A radiação solar é exclusivamente uma função da orientação do fechamento e da longitude do local do projeto.

4. Quanto maior a inércia térmica dos materiais componentes do fechamento de uma edificação, maior será a amplitude da temperatura interna ao longo do dia.

5. No verão, a temperatura do ar exterior tende a ser superior à do ar interior e a incidência do sol nos fechamentos opacos pode incrementar o fluxo de calor para dentro do ambiente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.