Arquivologia Arquivos Permanentes

Assinale a opção correta com referência à descrição arquivística.

  • A.

    O sistema de descrição multinível possibilita a descrição e a recuperação de documentos distribuídos em níveis hierárquicos, partindo do particular para o geral e embasados na estrutura administrativa da instituição.

  • B.

    A descrição é o conjunto de procedimentos arquivísticos que, considerados o conteúdo dos documentos e a sua importância, gera publicações ou sistemas de informação que permitem a identificação e localização de peças contidas em um arquivo.

  • C.

    Dado que os depósitos de arquivos não são de livre acesso ao público, eles devem dispor de instrumentos de pesquisa que possibilitem divulgar seu potencial informativo e permitam ao usuário identificar, rastrear e localizar os dados de seu interesse.

  • D.

    A descrição e a avaliação de documentos mantêm relação de interdependência, uma vez que os instrumentos de pesquisa devem corresponder sempre às diferentes fases do ciclo vital dos documentos.

  • E.

    A política de descrição estabelecida pela instituição arquivística deve basear-se, prioritariamente, nas informações obtidas dos usuários e elaborar, inicialmente, a descrição detalhada do conjunto documental mais procurado pelo público.