Questões de Concurso de Avaliação de documentos - Arquivologia

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Questão 576787

Tribunal Regional Eleitoral / Mato Grosso do Sul (TRE MS) 2012

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 24

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Ao lidar com os documentos, usa-se a tabela de temporalidade como instrumento para a

  • A.

    avaliação.

  • B.

    codificação.

  • C.

    classificação.

  • D.

    descrição.

  • E.

    indexação.

Questão 478176

Ministério Público Estadual - PI (MPE/PI) 2012

Cargo: Analista Ministerial - Área Documentação / Questão 96

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Alguns autores recomendam o estabelecimento de um prazo precaucional de retenção dos documentos antes de sua destinação final, aplicável aos arquivos permanentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 478178

Ministério Público Estadual - PI (MPE/PI) 2012

Cargo: Analista Ministerial - Área Documentação / Questão 98

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Embora o objetivo da avaliação de documentos seja, prioritariamente, a preservação da memória da instituição, essa função prevê a seleção de documentos a partir dos seus valores primários e secundários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 478179

Ministério Público Estadual - PI (MPE/PI) 2012

Cargo: Analista Ministerial - Área Documentação / Questão 99

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Dada sua complexidade, o processo de avaliação pode ser orientado por critérios temáticos, que sintetizam as funções que originaram os documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 721608

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) 2014

Cargo: Assistente em Administração / Questão 21

Banca: Magnus Auditores e Consultores

Nível: Médio

O processo de análise da documentação de arquivos, visando a estabelecer sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos, denomina-se:
  • A. avaliação.
  • B. classificação.
  • C. dossiê.
  • D. repertório.
  • E. item documental.

Questão 903247

Universidade Federal do Pará - PA (UFPA/PA) 2017

Cargo: Técnico em Arquivo / Questão 27

Banca:

Nível: Médio

A avaliação é o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a sua destinação final, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assim sendo, o valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é conhecido como valor
  • A. informativo.
  • B. secundário.
  • C. probatório.
  • D. intrínseco.
  • E. primário.

Questão 904659

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Arquivista / Questão 25

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Superior

A avaliação documental permite a definição dos prazos de guarda corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos, tendo por base seus valores
  • A. primários (arquivos correntes), secundários (arquivos intermediários) e terciários (arquivos permanentes).
  • B. primários (que determinam os prazos de guarda corrente) e secundários (que definem o prazo de guarda intermediário e o destino final dos documentos).
  • C. administrativo, jurídico, fiscal, histórico probatório e histórico informativo.
  • D. primários (administrativo, jurídico e legal) e secundários ou históricos (probatório e informativo).
  • E. administrativo, jurídico, legal, probatório e informativo.

Questão 847104

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Arquivologia / Questão 36

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Acerca da avaliação de documentos, assinale a alternativa correta.
  • A. Deve incidir sobre unidades individualizadas de documentos.
  • B. A avaliação dos documentos de uma instituição efetiva-se na fase permanente.
  • C. A eliminação de documentos ocorre após o seu recolhimento ao arquivo intermediário.
  • D. O trabalho de avaliar documentos exige a constituição de grupos ou comissões de avaliação.

Questão 847110

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Arquivologia / Questão 42

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“As atividades culturais que algumas instituições arquivísticas brasileiras já promovem têm sido principalmente palestras, debates, lançamento de obras e concursos.”

(Bellotto, 2007.)

São consideradas ações culturais e educativas nos arquivos de guarda permanente, EXCETO:

  • A. Visitação inclusive a locais não abertos aos consulentes.
  • B. Avaliação de documentos em bases de dados de amplo acesso.
  • C. Manipulação de documentos dentro dos arquivos pelos visitantes.
  • D. Organização de exposições nos arquivos com documentos originais.

Questão 830387

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Técnico de Gestão Educacional - Área Apoio Administrativo / Questão 87

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Produção e avaliação documental são operações técnicas referentes à gestão de documentos. A classificação define a organização física dos documentos arquivados.
  • C. Certo
  • E. Errado