Arquivologia Conceitos Fundamentais

Considerando que a função de um arquivo é guardar a documentação e principalmente fornecer aos interessados as informações contidas em seu acervo de maneira rápida e segura, a classificação dos “documentos de arquivos” deve ser feita com base em um método de arquivamento a ser definido em função da estrutura da organização, das suas funções e da natureza de seus documentos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:

  • A.

    O método para arquivar documentos deve ser único, classificando os documentos por assunto, seguidos de uma classificação secundária por ordem alfabética, cronológica ou geográfica.

  • B.

    O método de arquivamento adotado pela organização deve ser restrito às unidades da direção, para que fiquem cientes, se adequem e implantem o método.

  • C.

    O documento tem sua vida dividida em três fases: a do valor administrativo; a do valor legal e a do valor permanente; quando o valor permanente não é reconhecido, o conjunto documental é eliminado.

  • D.

    A organização dos arquivos inicia-se com a produção dos documentos e a responsabilidade pela organização das informações, em diferentes graus, diz respeito aos funcionários da direção.

  • E.

    O método adotado de classificação de documentos pode ser registrado de forma genérica para garantir, no caso de mudanças no quadro de pessoal, a continuidade do trabalho.