Arquivologia Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos

Os acervos arquivísticos precisam ter sua integridade física garantida para que possam ser transmitidos às gerações futuras, pois são importantes testemunhos históricos e culturais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Os depósitos de documentos devem ser alocados, preferencialmente, em andares térreos e subsolos, devido às condições estruturais de resistência a cargas e às condições ambientais favoráveis à preservação de documentos, como, por exemplo, a baixa incidência de luz.

  • B.

    A sobrevivência de documentos por longo prazo de guarda é responsabilidade exclusiva do arquivista, o qual deve, portanto, assegurar que o acesso a documentos se submeta a um conjunto fixo de critérios de preservação.

  • C.

    Denomina-se preservação o conjunto de medidas cujos objetivos são estabilizar o processo de degradação de documentos e reverter danos físicos ou químicos sofridos, de modo a garantir, por meio de ações de recuperação e reforço, a integridade dos documentos arquivados.

  • D.

    A preservação de documentos de arquivo depende, também, dos procedimentos adotados durante a produção e a tramitação, os quais, por isso, devem ser considerados no planejamento das ações de conservação de documentos adotadas pelas instituições produtoras/acumuladoras de documentos.

  • E.

    O CONARQ orienta as instituições arquivísticas a buscarem auxílio de consultorias para planejarem e implantarem programas de conservação documental, uma vez que o próprio CONARQ não produziu documento que disponha acerca dessa matéria.