Arquivologia Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Aplicando-se os prazos previstos na tabela de temporalidade do CONARQ, Resolução n.º 14, com as devidas adaptações, é aconselhável que os assentamentos individuais dos funcionários sejam recolhidos ao arquivo permanente, em função do prazo total de guarda atribuído a essa série documental.

  • C. Certo
  • E. Errado