Questão 76660 - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Concurso: Universidade Federal do ABC (UFABC) 2006

Cargo: Arquivologista

Banca: Universidade Federal do ABC (UFABC)

Nível: Superior

Arquivologia Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:

I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.

II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.

III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.

IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.

  • A. as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B.

    apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.

  • C.

    apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • D.

    apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

  • E.

    as afirmativas I, II e III são verdadeiras.