Questão 39259 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Com relação aos fungos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os fungos integram a divisão dos eumicetes. Constituem um grande grupo de organismos conhecidos popularmente como mofos, bolores, orelhas-de-pau, lêvedos, ferrugens, cogumelos e champignons. Suas necessidades nutricionais são variadas; por realizarem fotossíntese, exigem sempre alguma fonte externa de carbono orgânico para suas reações oxidativas e produção de energia.

  • B.

    A classe de fungos a que nos referimos como mofo se propaga pela disseminação de um pequeno número de esporos produzidos assexuadamente, chamados de conídios. Podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicos e são transportados pelo ar, deslocando-se para novos ambientes. Os esporos pousam em qualquer lugar e geminam onde encontram condições apropriadas.

  • C.

    A geminação pode ocorrer em horas. Os esporos desenvolvem tubos chamados hifas, cujas ramificações constituem uma trama no formato familiar de chapéu, conhecido como micélio. O micélio produz sacos de esporos que amadurecem e eclodem, liberando mais esporos que serão transportados por correntes de ar, insetos, animais ou pessoas para novas áreas ou objetos.

  • D.

    O mofo excreta enzimas que lhe permitem digerir matéria orgânica, provocando alterações e enfraquecimento do papel. Podem conter substâncias coloridas, como a melanina, que mancha o papel. Essas manchas não deformam o aspecto de desenhos e pinturas, mas levam à destruição do papel pela putrefação.

  • E.

    A presença de fungos no papel é observada quando surgem pequenas manchas amarelas ou acastanhadas de caráter sólido, observadas ao microscópio, bordas ramificadas e que se expandem com facilidade. Diferem das causadas por ferrugem pelo aspecto esponjoso, fixo e ocasional.