Questão 39287 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    A degradação da celulose ocorre quando agentes nocivos como calor, ácidos, alcalinos e produtos oxidantes atacam as ligações celulósicas, rompendo-as ou fazendo com que se agreguem a elas novos componentes que, uma vez instalados na molécula, desencadeiam reações químicas que levam ao rompimento das cadeias celulósicas.

  • B.

    A acidez e a oxidação são os maiores processos de deterioração química da celulose. A acidez pode ser proveniente da própria fabricação do papel quando forem empregados produtos ácidos no clareamento das fibras, no encolamento das folhas ou no uso de alúmen. O alúmen é um ácido forte que, ao lado de outros elementos, reage e degrada o papel.

  • C.

    São considerados agentes de deterioração dos acervos de bibliotecas e arquivos os que levam os documentos a um estado de instabilidade física ou química, com comprometimento de sua integridade e existência.

  • D.

    Classificam-se os agentes de deterioração em fatores ambientais ou físico-químicos, fatores biológicos, problemas de manuseio ou agentes físico-mecânicos.

  • E.

    São considerados agentes ambientais ou físico-químicos temperatura, umidade relativa do ar, radiação de luz e poluentes atmosféricos. Os agentes biológicos são os microrganismos, os insetos, os roedores. Os problemas de manuseio ou físico-mecânicos seriam o armazenamento e acondicionamento, manuseio, acessibilidade e desastres como inundações, furtos e o vandalismo.