Questão 39317 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Os sistemas de acondicionamento, como mobiliário e embalagens de materiais duráveis e estáveis, são fundamentais para a preservação dos documentos.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    O acondicionamento tem por objetivo a proteção dos documentos que não se encontram em boas condições ou a proteção dos já tratados e recuperados, armazenando-os de forma segura. Devem ser confeccionados com material de qualidade arquivística e necessita ser projetado apropriadamente para o fim a que se destina.

  • B.

    Os principais materiais utilizados são os papelões de diversas gramaturas, empregados na construção de caixas, os papéis e cartões neutros ou alcalinos utilizados na confecção de fôlderes e pastas.

  • C.

    Os livros em mau estado de conservação podem ser protegidos, conforme o caso, em caixas ou envoltos em papéis ou ainda em jaquetas de poliéster. Cada situação requer uma análise e depende diretamente das condições em que se apresenta o documento.

  • D.

    Os infólios devem ser guardados na horizontal, em estantes especiais. As obras raras em precárias condições de conservação devem ser colocadas em caixas forradas com papel pH neutro-alcalino. Os livros podem ser guardados empilhados, e o limite por prateleira deve ser de 30 livros.

  • E.

    O armazenamento é o sistema que recebe o documento, acondicionado ou não, para ser guardado. Constitui-se de estantes, arquivos, mapotecas e armários que não devem ser confeccionados em madeira, fórmica ou metal sem tratamento.