Questão 39347 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

A respeito das propriedades dos compostos que constituem a estrutura do papel, é correto afirmar que:

  • A.

    a celulose é o principal componente de matéria fibrosa que constitui a estrutura do papel. É um polímero linear à base de amido. É sintetizada pelos vegetais pelo processo de fotossíntese (reação química entre dióxido de carbono e água, na presença de clorofila e luz).

  • B.

    a lignina é um polímero natural, amorfo e de composição química complexa, que confere fragilidade às fibras de celulose. Devido à sua reatividade, pode se tornar fortemente colorida, o que explica o progressivo amarelecimento dos papéis.

  • C.

    hemilcelulose são polímeros de glicose constituídos por cadeias de moléculas longas e ramificadas. São responsáveis por diversas propriedades de pastas celulósicas.

  • D.

    a celulose não é solúvel em água. É essa propriedade que confere resistência ao papel quando submetido a qualquer tratamento com água e permite a separação da lignina, que se dissolve com o calor em solução de soda cáustica ou bissulfeto de cálcio.

  • E.

    os aditivos são materiais que, adicionados em pequenas quantidades, conferem determinadas características aos papéis. Fazem parte dos aditivos as cargas destinadas a dar transparência, lisura e printabilidade aos papéis e os agentes de colagem que atuam como aglomerantes das fibras e podem ter natureza ácida ou natureza alcalina.