Questão 39374 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Analise as afirmativas a seguir:

I. A higienização é um tratamento para eliminar sujidades extrínsecas às obras; dessa maneira, ajuda na identificação de qualquer tipo de ataque de microrganismos ao acervo. O alto teor de umidade relativa em acervos umedece a poeira sobre os documentos fazendo com que ela penetre entre as fibras de papel causando manchas nos pontos onde há maior concentração de poeira.
II. Para a limpeza de livros em mesas de higienização, deve- -se primeiro limpar a lombada e pastas anterior e posterior com trincha, pincel macio ou flanela macia, dependendo do estado de conservação; depois, segurando o livro pela lombada e apertando o miolo, limpar os cortes com uma trincha ou pincel macios iniciando da cabeça do livro. O miolo deve ser limpo com pincel folha a folha, numa primeira higienização, e as folhas devem ser oxigenadas várias vezes.
III. Os papéis de arquitetura (em geral vegetal) podem ser limpos com pó de borracha, após testes. Muito sensíveis à água, esses papéis podem ter distorções causadas pela umidade que são reversíveis e de fácil remoção.

Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.